O consumo de energia solar tem se intensificado no Brasil e no mundo. Conforme dados apurados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 30% na capacidade instalada em relação ao semestre passado. Com esse índice, estima-se que até o final do ano, a expansão de geração solar atingirá índices recordes no país.
Para entender mais sobre o potencial econômico deste tipo de energia, conversamos com o diretor da ELETRICUS ENGENHARIA, Humberto Labriola. Ele explica que quanto mais potencial energético os painéis fotovoltaicos gerarem, menor será a necessidade de usar as fontes tradicionais de energia — portanto, a redução da conta no final do mês é maior.
“Como o sistema fotovoltaico é modular, é possível que o cliente escolha quantos módulos ele deseja instalar e consequentemente, quantos quilowatt-hora (kW/h) deseja produzir. Assim, basta calcular qual percentual da conta de luz esse valor corresponde para ter uma estimativa”, detalha Humberto.